Franchising

5 tendências de franchising para acompanhar em 2019!

janeiro 9, 2019
franchising
Tempo de leitura 3 min

Se você deseja começar uma vida nova ou expandir os seus negócios em 2019, o mercado de franchising continua sendo uma ótima opção. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no terceiro trimestre de 2018, o setor cresceu 6,3% a mais do que o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento só comprova que há espaço para novos investimentos no setor. 

Por isso, se você pensa em embarcar nesse mercado, não deixe de ler este post com cinco das principais tendências do mercado de franquias para 2019. Confira!

1. Alimentação

O setor de alimentação sempre foi um dos mais fortes da área e, para 2019, vemos algumas inovações e tendências interessantes. Além dos segmentos que estão em evidência — orgânica, natural, saudável e com propósito — também vale a pena focar no formato e nos serviços oferecidos.

Quiosques são uma grande tendência, assim como outras lojas com a proposta de compra rápida, chamadas operações “Grab & Go” (o cliente faz o pedido, retira e vai embora). 

Mesmo as redes já consagradas apostam em novos modelos para 2019. A Patroni Pizzas, por exemplo, há 20 anos no mercado, lançou um novo formato, com pratos e receitas assinados por chefs famosos. 

2. Serviços domésticos

Outro formato que permanece em ascensão é a microfranquia. Modelo que vem se tornando mais frequente nos últimos anos, devidos às condições favoráveis para empreendedores com pouco capital. 

Um dos nichos que deu certo nesse formato é o de serviços domésticos, que apesar de já estabelecido, ainda tem espaço para crescer em 2019. A Limpeza com Zelo já recebeu, em 2015, o selo de Melhor Microfranquia do Brasil pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. 

3. Educação

O mundo está mudando e, para desenvolver as habilidades que o mercado de trabalho demanda e estar preparado para o futuro, o caminho é um só: a educação. Por isso, alguns especialistas apostam nesse setor como a bola da vez no mercado de franchising. 

As redes que investem em métodos modernos de ensino, utilizando novas tecnologias como inteligência artificial, experiência virtual, programação e robótica, por exemplo, têm conquistado seu espaço. 

Em nichos consagrados, como o ensino de idiomas, ganham destaque as franquias que inovam em seus modelos de negócio, como a UPTime e a KNN Idiomas. Já em ramos menos explorados, a Sigbol Fashion aposta em cursos profissionalizantes na área da moda e vem obtendo sucesso com o modelo de franquias, adotado em 2011. 

4. Tecnologia

A tecnologia faz cada vez mais parte do cotidiano das pessoas e sempre atrai muita atenção. POde ainda ser mais vantajosa para os clientes especialmente quando é usada como forma de facilitar a rotina, a operação e o atendimento.

Além disso, o público do setor, formado em grande parte por geeks e nerds, tende a ser fiel, o que é ótimo para qualquer negócio. Com o crescente número de pequenos empreendedores, franquias B2B, como a Ligue Site e a Gigatron, são um ótimo negócio para 2019. 

5. Cuidados pessoais

Sentir-se bem está em alta, por isso o culto ao bem-estar foi considerado uma das grandes tendências do mercado de franchising americano em 2018, chegando com força ao Brasil este ano.

Redes de franquias que oferecem cuidados pessoais e saúde, como exercícios funcionais e serviços de beleza, são uma excelente aposta. No ramo da estética e beleza, a Sóbrancelhas e a Emagrecentro estão entre as franquias rentáveis para 2019.

Como vimos, o mercado de franchising vem crescendo e se mantém promissor para o esse ano. Portanto, se você pretende ingressar nele ou expandir seus negócios, não perca tempo!

Para saber mais sobre o universo de franquias, assine a nossa newsletter e receba conteúdos relevantes como este por e-mail. 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário