Direito do Trabalho

Descubra aqui como contratar um advogado trabalhista!

junho 17, 2019
como contratar um advogado trabalhista
Tempo de leitura 6 min

A legislação do trabalho traz diversas regras que devem ser conhecidas pelos empregadores e empregados. Somente assim, é possível garantir todos os direitos previstos na lei, tanto com atitudes preventivas, para evitar ou identificar irregularidades, quanto em um processo judicial.

Como esse assunto traz muitas dúvidas, principalmente com as recentes mudanças feitas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é importante contar com apoio profissional e saber como contratar um advogado trabalhista.

Quer aprender como encontrar um profissional de confiança? Então, continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto!

O que é um advogado trabalhista?

O advogado trabalhista é o profissional especializado em direito do trabalho, que busca constantes atualizações sobre as mudanças na legislação e nas decisões judiciais da área. Muitos falam da CLT como se ela fosse a única lei aplicável, porém, existem diversas normas que devem ser seguidas, por exemplo:

  • a Constituição Federal;
  • as Normas Regulamentadoras, conhecidas como NR’s;
  • as Convenções e os Acordos Coletivos;
  • outras leis, decretos e normas específicas.

Mesmo com tantas normas, existem pontos que não são regulamentados pela legislação, cuja solução é encontrada nas decisões dos tribunais do país. Nesse caso, saber qual é o posicionamento dos tribunais é fundamental para avaliar da melhor forma todos os direitos e deveres das partes.

Desse modo, contratar um advogado trabalhista é essencial, pois ele terá os conhecimentos práticos e teóricos necessários para prestar uma consultoria de qualidade e auxiliar o cliente a cumprir suas obrigações ou a requerer os seus direitos.

Quais os benefícios de contratar esse profissional?

Muitas pessoas não compreendem a importância do advogado especializado e acreditam que qualquer profissional pode prestar consultoria ou atuar em ações judiciais, independentemente do assunto. Porém, o Direito conta com diversas áreas, cada uma com várias leis aplicáveis e regras processuais específicas.

Desse modo, a especialização na área é fundamental para garantir uma consultoria completa, com a qualidade necessária para que você não tenha prejuízos, tanto por deixar de cumprir obrigações quanto por não requerer todos os seus direitos.

Existem diversas leis que devem ser observadas e nem sempre os direitos são garantidos a todas as categorias de trabalhadores. Por exemplo, para os domésticos, existe uma lei específica e apenas alguns dispositivos da CLT são aplicáveis.

Assim, somente com experiência na área, o advogado conseguirá identificar facilmente as leis que devem ser observadas para cada caso e, se for necessário, o tipo de ação judicial a ser ajuizada.

Como contratar um advogado trabalhista?

Agora que você já sabe a importância de um profissional especializado na área, é importante entender como contratar um advogado trabalhista de confiança.

Procure indicações e referências

Peça indicações de advogados para pessoas conhecidas que já precisaram desse tipo de serviço e pesquise na internet. Após encontrar algumas opções, procure saber mais sobre a reputação do profissional — é possível encontrar avaliações de clientes e outras informações nas ferramentas de busca, como o Google, e nas redes sociais.

Analise o site do escritório, conheça a equipe e veja as áreas de atuação para confirmar que os advogados atuam com direito trabalhista. Além disso, não se esqueça de conferir se os profissionais estão devidamente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Você pode fazer isso consultando o cadastro nacional de profissionais disponibilizado pelo órgão. Infelizmente, existem pessoas exercendo irregularmente a profissão, o que pode trazer diversos prejuízos para o cliente.

Saiba quando contratar um advogado trabalhista

Entender em quais momentos é necessária a intervenção de um profissional é fundamental para contratar um advogado. O profissional é habilitado para diversos serviços além das ações judiciais, como consultoria jurídica, elaboração e análise de contratos, auxílio em negociações etc., sempre com o objetivo de garantir o cumprimento da lei e os direitos do cliente.

Assim, você pode contratar um advogado trabalhista sempre que tiver alguma dúvida, precisar de auxílio para tomar decisões, analisar documentos ou, se for necessário, ingressar ou apresentar defesa em uma ação judicial.

Tenha atenção aos prazos para as ações trabalhistas

Apesar da importância da atuação preventiva, muitos procuram o serviço de um advogado somente quando precisam ajuizar uma ação ou apresentar a defesa. Nesse momento, conhecer os prazos legais para os processos é importante.

O trabalhador tem o prazo de 2 anos após o término do contrato para propor a ação judicial e poderá requerer os valores referentes aos últimos 5 anos contados da data do ajuizamento da ação. Assim, entender esse prazo é fundamental para não perder os direitos pela demora para entrar com o processo.

Faça uma consulta com o advogado

Uma conversa próxima com o profissional é importante para ter segurança na contratação. Então, marque uma consulta com o advogado para verificar a estrutura do escritório, como é feito o atendimento e quais profissionais estão envolvidos no trabalho.

Como essa é uma relação que exige confiança, a consulta é o momento ideal para que você esclareça todas as suas dúvidas e verifique se o advogado passa a segurança necessária para a contratação. Antes de comparecer, não se esqueça de esclarecer o valor dos honorários. Essa é uma cobrança comum, afinal, o advogado deve dispor de tempo e conhecimento para o atendimento.

Negocie os honorários advocatícios

Uma dúvida bastante comum sobre o assunto trata do valor da contratação. Isso varia de acordo com o serviço, as qualificações do advogado e a tabela da OAB. Porém, isso pode ser negociado diretamente com o profissional, que poderá explicar os valores e negociar a forma de pagamento mais adequada.

Aqui, um cuidado importante é não avaliar apenas o custo, mas a qualidade do serviço. Lembre-se de que um advogado vai lidar com os seus direitos, então, a atuação do profissional é fundamental para que você não tenha prejuízos ou perca oportunidades.

Pronto! Agora, você já sabe como contratar um advogado trabalhista e a importância de contar com o apoio de um profissional especializado. Dessa forma, com certeza, você terá mais segurança em relação aos seus direitos e aos deveres previstos na legislação.

Gostou do post? Para acompanhar outros conteúdos como este, assine a nossa newsletter! Assim, você recebe as atualizações do nosso blog diretamente na sua caixa de entrada!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário