Franchising

Por que fazer um estudo de viabilidade econômica da franquia?

junho 10, 2019
estudo de viabilidade econômica
Tempo de leitura 3 min

Fazer um estudo de viabilidade econômica da franquia é uma estratégia que visa minimizar os erros, analisar as potencialidades do negócio e optar por novas oportunidades de empreendimento.

Para tanto, é fundamental que o futuro franqueado seja um pesquisador nato do mercado, das possibilidades de crescimento, do perfil do consumidor e, principalmente, dos fatores econômicos associados à estabilidade financeira.

Quer saber o porquê do estudo ser tão importante? Neste post abordaremos mais sobre o tema!

O que é estudo de viabilidade econômica?

Trata-se de uma pesquisa relacionada ao levantamento do quanto se ganha com a franquia, de como se dará o processo dessa vantagem financeira, em quanto tempo se atingirá o ponto de equilíbrio e qual será o capital de giro.

Nesse sentido, é importante que o futuro franqueado entenda o processo a médio e longo prazo para prever o andamento dos resultados, antecipar alguns percalços e, se necessário, reajustar algumas medidas.

Qual é a finalidade do estudo?

Qualquer negócio deve ser lucrativo para ambas as partes. Por isso, é fundamental que a pesquisa aponte, por meio de análises matemáticas, quais produtos ou serviços precisam ser priorizados e quais devem ser descartados momentaneamente.

Assim, para executar esse projeto, o gestor deve fazer uma análise situacional, considerando as questões mercadológicas envolvidas e os principais obstáculos para a manutenção do empreendimento.

Após esse levantamento, a gestão avaliará a necessidade da manutenção do negócio, as mudanças acordadas com o franqueador ou a possibilidade de adquirir uma carta de crédito antes de decidir pelo fechamento da franquia.

Quais são os pontos avaliados?

Um estudo de viabilidade econômica deve acontecer previamente à abertura do negócio, algum tempo após o início do seu funcionamento ou pode ser implantado na ocasião em for lançado um novo produto ou serviço.

As principais variáveis estudadas são as receitas e despesas, ponto de equilíbrio, capital de giro, dentre outras. A partir da apuração desses dados, é possível fazer uma análise do mercado, possibilidades de estruturação interna ou levantamento financeiro.

Como fazer o estudo de forma eficiente?

A viabilidade econômica de uma franquia envolve cálculos e projeções para que o bom empreendedor tenha uma noção de como será após a implantação do negócio. Dessa forma, é recomendável que esse estudo seja feito por profissionais capacitados.

Elaborar o estudo de viabilidade econômica é uma ferramenta importante para prever o investimento financeiro, levantar as despesas, calcular o capital e compreender os fatores relacionados à movimentação financeira do negócio. Assim, mediante uma análise matemática complexa, será possível verificar se o empreendimento é viável para o franqueado.

Então, gostou do conteúdo? E você? Está preparado para abrir uma franquia ou ainda tem dúvidas em relação ao negócio e suas visibilidades? Deixe seu comentário! Quem sabe não conseguimos resolver juntos?

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário