Franchising

Qual é a importância da Associação Brasileira de Franchising – ABF?

fevereiro 7, 2019
associação brasileira de franchising
Tempo de leitura 3 min

Conhecer a Associação Brasileira de Franchising (ABF) é um passo importante para quem atua nesse segmento. Isso porque, assim como em outras áreas, os agentes econômicos precisam unir forças para concretizar objetivos comuns.

No entanto, as partes interessadas frequentemente negligenciam a importância de coordenar ações. Como consequência, atuam de maneira isolada, produzindo um impacto muito aquém das expectativas.

Por isso, para que você entenda o quão relevante é desenvolver uma vida associativa ativa no setor, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre a entidade. Continue lendo!

O que é Associação Brasileira de Franchising?

Trata-se de uma entidade privada que representa os interesses de seus associados — fraqueadores, franqueados e fornecedores do segmento —, além de desenvolver atividades de suporte e qualificação.

A missão da ABF é consolidar um franchising forte, próspero e ético, no que diz respeito tanto a atuação entre os associados como a melhoria da relação com governos, empresas, consumidores, etc.

Qual é a sua importância?

Ao lado dos interesses individuais, as categorias econômicas têm outros tantos em que as demandas são compartilhadas pelo grupo, como a regulamentação do setor, os valores de royalties, a ética das relações, o respeito aos contratos, a melhoria do ambiente de negócios, a construção de uma base de estatísticas e afins.

Há, ainda, situações em que, embora seja possível concretizar um objetivo pela via individual, é mais fácil atuar em conjunto. É o caso da qualificação técnica, em que os custos de seminários, congressos ou palestras podem ser divididos.

Sendo assim, a Associação Brasileira de Franchising exerce um papel relevante, atuando em pontos relacionados ao grupo e dando maior escala para iniciativas que poderiam ser realizadas isoladamente.

Como a ABF beneficia franqueadores e franqueados?

Os objetivos da ABF se traduzem em iniciativas concretas dentro do mercado de franquias e na relação com outros segmentos. Entre os pontos de atuação que beneficiam franqueadores e franqueados, podemos citar os seguintes.

Qualificação técnica

Organizar cursos, congressos, palestras, seminários e outras ações educativas para capacitação de franqueados, franqueadores e fornecedores, bem como difusão do sistema de franchising.

Relações públicas

Estreitar laços com o mercado, os setores públicos e a imprensa, visando o fortalecimento do modelo de negócios e a defesa dos interesses dos associados.

Certificação

Estabelecer diretrizes de qualidade e conceder o selo de excelência para as franquias de melhor desempenho.

Autocontrole

Orientar quanto aos padrões de comportamento ético e analisar representações em relação aos seus membros.

Intercâmbio

Participar de eventos e organizações internacionais, com o objetivo de compartilhar conhecimento e experiência com entidades estrangeiras de franchising.

Números do setor

Criar uma base estatística para que os interessados possam entender o mercado de franquias e o seu desempenho anual.

Vale ressaltar, nesse sentido, que os dados do terceiro trimestre de 2018 apontam para um crescimento do franchising. Não só houve o aumento do faturamento das empresas (7%), como do saldo de lojas abertas (1,7%) e empregos gerados (6,7%).

Além disso, as projeções para 2019 apontam para um crescimento do número de redes (1%), unidades (5% a 6%), empregos (5%) e faturamento (8% a 10%).

Sendo assim, agora que você já conhece a importância da Associação Brasileira de Franchising, pode ser o momento de aprofundar os esforços no setor. Afinal, a entidade especializada aponta para o aquecimento do mercado de franquias.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita para ler o nosso texto sobre os direitos e deveres de franqueadores e franqueados! Assim, você ficará mais preparado para empreender nessa área!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário