A expansão de franquias é um momento que requer estudo e dedicação por parte dos empreendedores. Afinal, é preciso projetar o desempenho do modelo de negócios em diferentes circunstâncias e enfrentar as questões técnicas relacionadas ao crescimento. Sem isso, o plano corre sérios riscos de não ser bem-sucedido.
Do contrário, há possibilidade de redução da credibilidade da franqueadora e o surgimento de obstáculos para novas tentativas de expansão no futuro. Você não quer passar por isso, não é mesmo?
A seguir, listamos uma série de cuidados para serem tomados antes de expandir uma franquia. A partir disso, você reduzirá os riscos de escalar o negócio e aumentará as probabilidades de êxito. Não deixe de conferir!
Faça uma análise de mercado
Utilize a matriz SWOT para projetar o cenário sob o qual se dará a expansão de franquias. Para isso, reúna informações e responda às seguintes questões:
- quais são as forças da franquia?
- quais são as fraquezas da franquia?
- quais são as oportunidades do mercado?
- quais são as ameaças do mercado?
Vale ressaltar que o entendimento será facilitado por estudos e pesquisas direcionadas à expansão, principalmente para conhecer as localidades em que se pretende abrir novos estabelecimentos franqueados.
Trabalhe a proposta de valor para o franqueado
Pense o modelo de negócios a partir da perspectiva do franqueado. Isto é, por que alguém, nas localidades em que haverá expansão, se interessaria por investir e aderir à proposta da empresa?
Para facilitar o esclarecimento, faça uma verificação com os seguintes pontos:
- a marca e a imagem são suficientemente fortes? Como elas podem ser trabalhadas?
- o plano de negócios permite a coexistência entre royalties e margens de lucro do franqueado? Ele faz sentido do ponto de vista do aderente?
- qual é o suporte oferecido em termos de know-how, comunicação, tecnologia e marketing? O auxílio é suficiente?
- qual o investimento necessário para aderir? É possível baixar custos? O valor faz sentido nas localidades em que se pretende expandir?
Se a proposta de valor estiver apta a despertar o interesse dos franqueados, você chegará ao terceiro e mais importante cuidado: o fato do plano de expansão de franquias precisar ser jurídico e financeiramente consistente!
Procure o auxílio de especialistas
Trabalhe a viabilidade da expansão do ponto de vista jurídico e financeiro por meio de profissionais com conhecimento e experiência nessas operações. Isso porque as questões são complexas e não podem ser resolvidas com base apenas na intuição do empreendedor.
No primeiro caso, as equipes de advogados fornecerão informações sobre a legislação local, bem como cuidarão da circular de oferta de franquia e dos contratos, prevenindo a ocorrência de demandas contenciosas futuras.
Em seguida, os especialistas financeiros considerarão as características do mercado, além das projeções de ganhos para franqueadores e franqueados em cada localidade. Isto é, você saberá se a expansão será ou não rentável.
Tenha um plano de negócios
Evite embarcar na expansão de franquias sem um pleno conhecimento dos custos envolvidos na operação. Para isso, é importante contar com um plano de negócios detalhado e que considere diferentes estratégias de expansão, permitindo que os especialistas projetem os investimentos exigidos pelas opções disponíveis.
Fazendo isso, você atuará de maneira consciente e utilizará os recursos disponíveis de forma mais adequada. Logo, a expansão de franquias terá mais chances de ser bem-sucedida.
Gostou do post? Para conhecer quais setores estão em alta e podem justificar um maior investimento, leia também sobre as tendências do franchising para 2019!
Sem comentários